7 Dicas de Inglês para Executivos – Reuniões de Negócios

Elaboramos um curto artigo com dicas de inglês para executivos. Entenda o porquê.

Quando profissionais participam de reuniões de negócios em inglês, sem a total fluência no idioma, pode acontecer o que é chamado de lost in translation. Há diversas razões pelos quais tal fenômeno ocorre, não apenas linguísticos, mas também culturais. A maneira como se conduz negócios no mundo varia imensamente. Assim como a formalidade e objetividade. São tantos os detalhes envolvidos, que se torna fundamental dominar o idioma comum, muitas vezes o idioma inglês. Por essa razão, preparamos algumas dicas de inglês para reuniões de negócios e situações que requerem uma certa formalidade.

 

ingles para executivos

Vocabulário de inglês para executivos e reuniões de negócios

O que chamamos de vocabulário formal, não é necessariamente tão formal. Na verdade, quase nunca é. O que chamamos de inglês para executivos é apenas um modo de se expressar mais elaborado. É importante conhecer tais maneiras de se expressar para estar à vontade e entender cada expressão e poder usá-las também. Afinal, soar educado causa boa impressão.

I am afraid not

Literalmente, eu acho que não, porém de maneira educada ou hesitante. A pessoa está dizendo não para algo, como um convite ou pergunta. Pode-se usar em diversas construções, como I am afraid I cannot go (Sinto, mas não posso ir), I am afraid this is not correct (Infelizmente, isto não está correto).

I would rather

Significa eu prefiro, mas soa mais natural e formal que dizer I prefer to. Observe que a construção da frase é um pouco diferente. Com I would rather, você não precisa usar o to antes do verbo. Uma frase bastante conhecida, cantada por Etta James, é I would rather go blind. Em reuniões de negócios, talvez você escute algo como: I would rather start the project next week. (Eu preferiria começar o projeto na próxima semana).

I would appreciate

Literalmente, eu apreciaria. Uma maneira educada para iniciar uma frase e requisitar algo de alguém. Tem um tom levemente indireto e por isso soa menos como uma ordem e mais como algo que deve ser cumprido. I would appreciate if the reports are completed by tomorrow. (Eu gostaria de ter os relatórios prontos até amanhã).

You might be mistaken

Note que might pode significar talvez. Ou neste caso específico, literalmente, Você pode estar errado. Novamente, o significado verdadeiro é uma afirmação de que alguém está equivocado sobre determinado fato ou assunto, sem dizer algo direto como You got that wrong.

Don’t get me wrong

Normalmente, usado quando queremos ter certeza de que a outra pessoa entenda o porquê de estarmos dizendo algo. Pode-se usar em situações delicadas, como por exemplo: Don’t get me wrong, but he is never in the office at 9am. Não me entenda mal, mas ele nunca está no escritório às 9 da manhã. Neste caso, fica claro que a intenção não é a de fazer fofoca (gossip).

Could you please clarify that?

É uma expressão usada quando necessita-se de uma explicação com detalhes. Algo não está claro e os detalhes para chegar a uma conclusão podem não ter sido mencionados ainda. Substitui o verbo explain, que normalmente é mais objetivo.

I am not sure I am following you

Em outras palavras, eu não entendi o que você disse. Fica implícito que a lógica do argumento não está clara, que alguma parte parece não fazer sentido. Bastante sutil, porém é um pedido para a pessoa dar contexto e explicar o seu ponto de vista sobre algo.

 

english ninjas

Gostou das nossas dicas de inglês para executivos? Quer aprender outras maneiras de se expressar bem em reuniões de negócios em inglês? A plataforma Web e os aplicativos da English Ninjas são a solução perfeita para conversar com nativos em inglês, praticar o idioma e conhecer várias maneiras de se expressar. Os professores on-line estão disponíveis em horários flexíveis e lhe ensinam através de chat por vídeo e áudio, várias facetas da língua inglesa para você se tornar mais produtivo e passar uma boa impressão para os seus colegas de trabalho e parceiros comerciais. Experimente a English Ninjas grátis e veja por si mesmo como a prática através de conversas on-line melhora bastante a sua fluência. Clique aqui para registrar-se e começar a aprender.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *