Qual a importância do inglês no mundo?

Já não se questiona a importância do inglês no mundo. A língua franca de viagens e negócios possui quase o dobro de falantes como segundo idioma. É a língua que muitas empresas usam para recrutar, entrevistar e conduzir negócios em âmbito internacional. É também a língua que turistas estrangeiros usam para se comunicar ao redor do mundo. Imagine que você esteja na Rússia ou na Alemanha, países com idiomas relativamente difíceis de aprender. Qual o idioma que você utilizará para se comunicar? O inglês, na maioria dos países.

Em algumas profissões e campos acadêmicos, falar inglês é fator determinante para ter acesso a oportunidades. Manter-se informado e atualizado requer leituras em inglês. As publicações científicas e profissionais mais relevantes podem levar meses até serem traduzidas. E a conexão com outras pessoas do mesmo círculo profissional ocorre diversas vezes neste idioma.

londom eye

Qual a origem do idioma inglês?

A língua inglesa tem sua origem nas invasões germânicas da Grã-Bretanha, hoje conhecida como Reino Unido. Há mais de 2000 anos, os alemães vieram dos territórios que hoje formam a Alemanha, a Dinamarca e a Holanda e ocuparam aquela área.

O inglês, como qualquer idioma, é uma espécie de ser vivo que cresce, se adapta e evolui. Atualmente essas mudanças são ainda mais rápidas e drásticas devido ao surgimento de novas tecnologias como rádio, TV e Internet. No entanto, o que hoje conhecemos como o inglês moderno existe desde 1755. Este evento é marcado pela publicação do dicionário de inglês: “Um Dicionário da Língua Inglesa“, de Samuel Johnson.

Quais países falam inglês como primeira língua e como idioma oficial?

Saber quais países falam inglês como primeira língua não é tão fácil quanto parece. Existem países onde o inglês é a língua oficial, mas não é a primeira língua, como é o caso de Belize. Há também outros, como a Austrália, onde a língua mais falada é o inglês, mas não tem realmente uma língua oficial.

Se contarmos todos os países onde o inglês é a primeira língua ou idioma oficial ou nacional, encontramos 57. Eles estão distribuídos por continentes da seguinte forma: 3 na Europa, 14 na América, 5 na Ásia , 12 na África e 14 na Oceania.

Quais países falam inglês na Europa?

Apesar de ser o berço da língua inglesa, existem apenas 3 dos 49 países no continente europeu. O inglês é a língua oficial do Reino Unido, Irlanda e Malta. O Reino Unido é considerado um país com 4 nações, a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte.

Embora pareça estranho encontrar Malta na lista acima, a explicação é simples. Após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo, em 1815, a França conseguiu recuperar várias das colônias perdidas na guerra, com exceção deste país. Malta ficou em poder do governo britânico. A ilha tinha uma localização geográfica estratégica como porto de escala para a Índia. Malta foi a sede da “Royal Navy” do Reino Unido até 1930.

Os países europeus reconhecem a importância do inglês para decisões políticas e governamentais, e para a discussão de temas europeus e globais. O inglês é usado em debates e reuniões da União Europeia e muitas vezes é o idioma utilizado por chefes de estados em visitas oficiais.

Quais países falam inglês no Continente Americano?

Pode vir como surpresa, mas não apenas os Estados Unidos e o Canadá falam inglês no continente americano. A nossa tendência é pensar que os outros países todos falam espanhol. A verdade é que estaríamos deixando de lado 12 países onde o inglês também é falado, seja porque é a língua oficial ou porque é a língua nacional. Isso mesmo, 12 países!

A lista de países deste continente é a seguinte: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Estados Unidos, Grenada, Guiana, Jamaica, República Dominicana, Saint Kitts e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago.

mulher africana

Quais países falam inglês na África?

Considera-se que cerca de 2000 línguas e dialetos diferentes são falados no continente africano. Apesar disso, não podemos esquecer que o Império Britânico passou vários anos conquistando e colonizando grande parte deste continente. É por isso que existem atualmente 21 dos 54 países onde o inglês é conservado como língua nacional ou oficial. Os países são os seguintes: Botsuana, Camarões, Gâmbia, Gana, Quênia, Lesoto, Libéria, Malaui, Maurício, Nigéria, Ruanda, Seychelles, Serra Leoa, Suazilândia, África do Sul, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.

Quais países falam inglês na Ásia e na Oceania?

No continente asiático, pode parecer estranho encontrar países que também falam inglês. Temos o caso da Índia, que também pertencia ao Império Britânico em meados do século 19. Por esse motivo, apesar de ter como língua oficial o hindi, há uma grande parte da população que fala inglês quase como primeira língua. Para a Austrália e Nova Zelândia, a importância do inglês como língua oficial se dá em todos as esferas da sociedade, desde a troca de conhecimento a relações comerciais.

A lista desses dois continentes é a seguinte: Filipinas, Índia, Malásia, Paquistão, Cingapura, Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Quiribáti, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu Vanuatu.

Quantas pessoas falam inglês no mundo?

Então, no final, quantas pessoas falam inglês no mundo? David Crystal estima em seu livro “English Worldwide” (2006) que há aproximadamente 400 milhões de pessoas que falam nativamente, 400 milhões que falam como segunda língua e cerca de 600 milhões de estrangeiros que falam inglês a nível avançado ou fluente. Isso resulta em mais de 1 bilhão de pessoas que falam inglês no mundo, levando em conta que é um número que deve ter aumentado na última década.

 

Está convencido da importância do inglês para o seu crescimento pessoal? Experimente grátis a English Ninjas e aprenda conversando com os nossos professores nativos de inglês.  Clique aqui para se cadastrar.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *