Como falar inglês fluente? Um guia completo.

A fluência em inglês parece inatingível para muitos. Você estuda detalhamenete as regras gramaticais e o vocabulário, mas parece incapaz de falar coerentemente quando:

  1. O caixa do banco lhe faz uma pergunta simples a respeito de sua conta corrente
  2. O garçom lhe pergunta se você deseja pedir alguma dos pratos especiais do dia.
  3. Você assiste programas de TV ou escuta o rádio em inglês e se pergunta como poderá realmente entender essa línnga confusa.

Mas não se preocupe. Fluência é algo alcançável. O importante é como você encara isso. O principal é perceber que, mesmo que não haja uma solução rápida, há uma lista de etapas que você pode seguir para atingir os resultados desejados. Abaixo, reunimos um guia abrangente para tornar sua jornada até a fluência a mais fácil e organizada possível.

1. Comece com o básico

O que muitos não entendem é que você não precisa saber tudo perfeitamente para articular suas ideias com clareza e confiança. Em vez disso, os estudantes buscam a perfeição e a perfeição é paralisante.

Um segredo simples para falar inglês fluentemente é o Princípio de Pareto – uma regra que pode ser aplicada a muitas áreas da vida, incluindo o aprendizado de idiomas. Também conhecido como a regra 80/20, o Princípio de Pareto diz que 20% da entrada em um projeto gera 80% da produção. Em outras palavras, aprendendo 20% das palavras mais comuns em inglês, você será capaz de entender 80% do inglês falado e escrito, incluindo textos acadêmicos complicados. Tudo isso é para dizer que você não precisa saber tudo para falar inglês fluentemente. Aproveite o poder da regra 80/20 – comece aprendendo as palavras mais comuns e você estará no caminho da fluência.

2. Aprenda frases, não apenas palavras

Na etapa anterior, a recomendação foi aprender as palavras mais usadas. Mas para um passo adiante e ainda mais eficaz, você deve estudar as frases mais usadas, não apenas palavras individuais. Embora este seja um método de aprendizado muito comum nas salas de aula tradicionais de inglês, não é muito eficaz. Eis o motivo: primeiramente, estudar palavras e suas traduções é entediante. Quando as palavras não estão inseridas no contexto, torna-se muito mais difícil para o cérebro juntá-las e lembrá-las. Falar inglês é difícil para alunos por que eles precisam pensar muito para combinar palavras em cláusulas significativas e gramaticalmente corretas. Estudar frases automaticamente fornece contexto e facilita a criação de frases quando a situação exige.

3. Não negligencie a escuta

Quando a maioria dos alunos pensa em falar inglês fluentemente, eles freqüentemente subestimam a importância de ouvir. No entanto, ouvir é a nossa habilidade de comunicação mais usada. Estudos mostram que, quando se trata de comunicação, gastamos cerca de 9% do tempo escrevendo, 16% lendo, 30% falando e 45% ouvindo. É por isso que, para se tornar um orador fluente, você também deve ser um ouvinte eficaz.

Há muitas maneiras divertidas para você melhorar suas habilidades de escuta.

Assista a vídeos com legendas. O Youtube nos dá uma ótima oportunidade de assistir quase todos os vídeos com legendas. Eles te servem muito bem durante as partes que você não entende.

Ouça inglês em velocidades diferentes. Você pode fazer isso no Youtube ou até mesmo no seu telefone. Basta baixar materiais de escuta em inglês e brincar com as velocidades de reprodução. Se o material parecer fácil de entender, aumente a velocidade e vice-versa.

Crie o hábito de ouvir inglês em segundo plano. Quanto mais você mergulhar no inglês, mais proficiente se tornará. É por isso que você deve ter o hábito de ouvir o máximo de áudio em inglês possível. Ligue o rádio ou faça o download de podcasts sobre tópicos que lhe interessam e coloque-os em seu carro ou em seus fones de ouvido quando estiver andando ou fazendo exercícios.

 

4. Leia o máximo em inglês que puder

Se você quer se tornar fluente em inglês, precisa adotar uma abordagem equilibrada de aprendizado. A leitura é um grande catalisador para melhorar a fluência em qualquer idioma, até mesmo no seu idioma nativo. Se você quer desenvolver seu vocabulário de inglês, aprender frases e expressões idiomáticas, familiarizar-se mais com um estilo acadêmico de escrever ou falar, não há melhor maneira de fazer isso do que com a leitura.

5. Pratique falar sozinho.

Você pode pensar que falar inglês sozinho seja uma idéia tola, mas na verdade é uma das formas mais eficazes de melhorar suas habilidades de fala.

Em primeiro lugar, ao falar inglês sozinho você perderá o medo de cometer erros e sentir-se tenso como faria com outra pessoa. Você nem precisa falar alto. No entanto, isso vai ajudá-lo a se acostumar com o som da sua própria voz ao falar inglês, o que pode lhe parecer estranho no começo.

Ler em voz alta também é uma ótima maneira de melhorar a fala. Para novos falantes de inglês, é uma excelente maneira de melhorar a dicção, a pronúncia e a expressão. A leitura em voz alta também melhora a memória visual, a ortografia, o vocabulário e aguça o ouvido, para que você possa entender melhor o diálogo nativo.

6. Experimente a técnica da imitação

Outro truque para melhorar a fluência do inglês é ouvir e repetir. Isso pode ser feito com qualquer áudio ou vídeo. Escute e aperte o botão de pausa após cada frase. Em seguida, repita usando não apenas as palavras deles, mas também a velocidade, o sotaque e a entonação.

Quando se sentir mais seguro, pode começar a ouvir e repetir frases mais longas. Depois de um tempo, você também pode começar a apertar o botão de pausa e, em vez de repetir o enunciado, recontá-lo com suas próprias palavras. Este é um exercício excelente que o ajudará a soar cada vez mais como um falante nativo.

7. Pratique falar vigorosamente

A melhor maneira de se tornar fluente em inglês é através da prática. Encontre um parceiro que possa ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de conversação e converse com ele o máximo possível. Se você mora em um país que não fala inglês, ainda assim pode encontrar pessoas para praticar. Pesquise naa plataformas de mídia social, grupos de entusiastas locais que falam inglês e participe. Esses tipos de grupos tendem a ter práticas regulares de conversação, reuniões, sessões de cinema e muito mais.

8. Experimente a English Ninjas

Portanto, se você busca alcançar fluência, a English Ninjas pode realmente lhe ajudar. Através da nossa plataforma, você terá acesso a professores profissionais e parceiros de conversação. Nossos professores estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano. Você pode testar grátis por 5 minutos, e conferir o quão divertido e eficaz aprender inglês pode ser!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *