Um guia com 4 passos para escolher um curso on-line de conversação em inglês

Cursos on-line continuam a crescer em popularidade. Na verdade, o mercado mundial de e-learning está previsto para ultrapassar US $ 243 bilhões até o ano de 2022. Há muitas razões pelas quais um número crescente de pessoas decide estudar à distância e opta por estudar on-line.

As vantagens do aprendizado on-line

O aprendizado online oferece uma série de vantagens:
A distância não é mais um problema – no passado, a localização de uma pessoa era um grande fator determinante no tipo de educação que ela poderia ter acesso.
Ou você teve a sorte de ter nascido em um lugar que oferece grandes oportunidades ou você teria que viajar muito e gastar uma quantidade significativa de dinheiro para receber a educação que estava procurando. Nesse sentido, o aprendizado online tornou-se o grande equalizador. Agora você pode aprender o que quiser na privacidade da sua própria casa.
Flexibilidade – A aprendizagem online oferece flexibilidade sem precedentes quando se trata de educação. Ela mudou o foco do ensino do instrutor para o aluno. On-line, os alunos desfrutam de controle total sobre a sua educação, já que a participação em aulas fixas não é mais uma exigência. Eles são livres para definir seus próprios horários e acomodar os cursos on-line de acordo com outras atividades da sua vida.
Acessibilidade – Uma grande vantagem para o aprendizado on-line é o custo, que tipicamente é menor em comparação com a educação em sala de aula tradicional. Na verdade, muitos deles oferecem períodos de teste gratuitos, e alguns deles são totalmente gratuitos.
A Internet oferece muitas oportunidades de cursos de inglês online. Então, como você toma uma decisão com uma uma infinidade de escolhas? Abaixo fornecemos um guia para que você possa avaliar melhor suas opções de cursos on-line de inglês.

1) Não subestime a importância da interação pessoal

Falar uma língua é uma atividade que é intrinsecamente social por natureza. Não é de admirar, portanto, que muitos especialistas considerem a interação social como a chave para o aprendizado de uma língua, e muitos estudos mostram que as crianças precisam interagir com seus cuidadores para adquirir uma linguagem.
Os alunos alcançam fluência em um idioma quando se concentram regularmente no envio e recebimento de mensagens autênticas. Em outras palavras, a verdadeira interação entre um emissor e um receptor acontece quando há contexto e troca de informações que interessam ao falante.
Então, por que a interação é tão importante no processo de aprendizado de uma língua? Em primeiro lugar, porque, através dele, os estudantes aprimoram suas habilidades linguísticas, colocando ativamente em prática tudo o que aprenderam para se expressarem em situações reais e autênticas.
E, em segundo lugar, durante uma interação, os alunos não apenas aprendem a expressar suas próprias idéias, mas também a compreender as dos outros. Em outras palavras, através da interação, eles desenvolvem simultaneamente várias habilidades de linguagem, tornando-se mais fluentes em falar, melhorando sua gramática e sintaxe e desenvolvendo a escuta e a compreensão.
É por isso que, ao escolher um curso de inglês on-line, opte por um que ofereça muita interação individual com um instrutor, um colega ou ambos.

2) Não caia por cursos baratos baseados em e-mail ou dependentes apenas de software

Este ponto anda de mãos dadas com o primeiro, na medida em que é impossível alcançar fluência usando apenas software, chat-bots e outros materiais de áudio. Embora esse tipo de curso possa atraí-lo em termos de preço, juntamente com seus testes gratuitos e lucrativos, você logo descobrirá que eles são bastante ineficazes.
Esses tipos de cursos certamente acrescentam algo. Eles incentivam os alunos a aprender muitas palavras novas e a se esforçarem constantemente – dois componentes essenciais para aprender qualquer idioma.
Se sua mente está fixa neste tipo de instrução, inegavelmente, é melhor que nada. No entanto, a importância do apoio de um professor de inglês não pode ser enfatizada o suficiente! Por isso, se o seu objetivo é alcançar os melhores resultados possíveis dentro de um determinado período de tempo, é melhor procurar opções mais eficazes.

3) Estabeleça metas claras de aprendizado

Antes de decidir sobre um curso on-line, primeiro defina critérios. Você decidiu aprender inglês com um objetivo específico em mente? Você está procurando melhorar suas perspectivas de emprego? Mudando-se para um novo país?
Candidatar-se a uma universidade que requer fluência em inglês? Ou talvez apenas buscando uma nova habilidade para preencher o tempo? Resumindo, certifique-se de definir metas claras de aprendizado de inglês antes de se comprometer com um curso on-line.
Definir metas é importante em vários níveis. Primeiro, você saberá exatamente o que deseja alcançar com o curso de inglês. Caso contrário, como você saberá se está no caminho certo?
Em segundo lugar, os objetivos ajudarão você a manter o foco. Há tantas direções e abordagens diferentes quando se trata de aprender inglês, e elas podem variar dependendo do que você quer.
E, finalmente, com um conjunto de metas em mente, você terá muito mais chances de manter sua motivação e ter uma maneira de medir seu sucesso.

4) Procure cursos com menos ênfase na gramática e mais foco na praticidade (como a English Ninjas)

Embora essa tendência esteja sendo gradualmente eliminada, muitos cursos ainda têm a abordagem antiquada de ensinar inglês se concentrando principalmente na gramática.
Conhecer a gramática é, sem dúvida, importante para a construção de frases em inglês. No entanto, detalhar as regras gramaticais sem muita prática sobre como usá-las não ajuda em nada.
Assim como com esportes ou culinária, falar inglês é uma habilidade que só pode ser melhorada através da prática. Conhecer a teoria não é suficiente.
É somente através de conversas em inglês regulares com parceiros nativos de língua inglesa que você começará a desenvolver um senso de como a língua realmente soa, como essas regras gramaticais são realmente usadas, como usar aquelas expressões que você memorizou, como usar sua voz e entonação para transmitir o significado pretendido, etc.

Aprender inglês on-line é para você?

Algumas pessoas acham que aprender inglês on-line não é tão eficaz quanto o ensino em sala de aula tradicional. Embora esse não seja definitivamente o caso, entendemos que você ainda possa ter essa visão.
Nesse caso, você pode estar iniciando seu aprendizado on-line com noções preconcebidas, o que pode atrasar seu progresso.
No entanto, se você não estiver questionando a eficácia dos cursos on-line e estiver tendo problemas para adaptar suas aulas de inglês local à sua programação ou simplesmente preferir aprender no seu próprio ritmo, siga em frente e inicie agora mesmo o seu aprendizado on-line de inglês.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *