Inglês para fins específicos (ESP). Qual o seu?

Há momentos na vida em que é preciso aprender inglês para fins específicos. Geralmente o motivo tem a ver com trabalho ou estudos. Sem dúvida, a necessidade de entender ou falar bem inglês urgentemente é um desafio. O ideal mesmo é se preparar com antecedência. Deixar o aprendizado contínuo fluir de forma natural. Mas sempre é possível aprender, basta determinação!

A cada dia, mais e mais profissionais precisam ler em inglês e dominar o vocabulário específico da sua área de atuação. Tecnologia, engenharia, medicina, biotecnologia. Temas como a mudança climática, engenharia genética, e tantas outras pesquisas e conhecimento são compartilhados em todo o mundo primeiramente, e alguma vezes apenas, em inglês.

Nas palavras da PUC-SP:

A leitura proficiente de textos acadêmicos em língua inglesa tem se tornado essencial para todos os que se dedicam ao desenvolvimento e/ou aprofundamento de conhecimentos especializados em qualquer área do conhecimento, bem como para os que se almejam o desenvolvimento de projetos de pesquisa no nível da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).”

ingles academico

O que é ESP – English for Specific Purposes?

English for Specific Purposes (Inglês para Fins Específicos, em português) é uma variável do ensino de inglês com objetivos acadêmicos ou profissionais. Difere do ensino tradicional ao ensinar termos e vocabulário para graduandos, pós-graduandos e profissionais em áreas específicas. Em algumas profissões, é também conhecido como inglês técnico ou instrumental. Ou ainda, Business English.

Várias universidades no mundo ensinam ESP para alunos estrangeiros cuja língua nativa não é o inglês. Muitas vezes, alunos que já possuem nível intermediário e avançado estudam nas universidades para aprender palavras e termos essenciais para as suas carreiras. Há também profissões em que o vocabulário é altamente especializado, como a aviação. Nestes casos, saber cada termo é tão importante e fundamental para conseguir a vaga de emprego.

Inglês para Fins Específicos – Leitura de Textos Acadêmicos

Ao ler textos acadêmicos com regularidade, começamos a nos familiarizar com as estruturas de texto. Expressões como the former and the latter (o primeiro citado, o último citado), vão se tornando habituais, e a compreensão de texto fica mais fácil. Além de todo o vocabulário novo aprendido, as estruturas gramaticais para o inglês acadêmico escrito é também adquirido.

Na English Ninjas, nossos professores nativos ensinam inglês de acordo com o tópico selecionado pelo estudante. Medicina, engenharia e tecnologia são alguns dos tópicos disponíveis para as aulas. Acreditamos que para aqueles que desejam ir além da leitura, a oportunidade de conversar sobre temas da sua carreira com professores nativos seja realmente única. Possibilita uma preparação para sentir-se confiante e seguro em congressos internacionais, e assim realizar networking com colegas de profissão, mantendo contato com profissionais estrangeiros e enriquecendo a si mesmo.

 

ingles medicos

Inglês para Fins Específicos – Profissionais

Compartilhamos sempre dicas de inglês para profissões e situações específicas em forma de palavras e diálogos. Entre os já cobertos, estão inglês para profissionais de TI, inglês para viagens internacionais, inglês para marketing, inglês para enfermeiros e médicos, e até as frases mais usadas em ambientes informais, porque você não precisa soar formal todo o tempo, né?

Para melhorar a sua capacidade de conversação em inglês, eis a nossa sugestão. Reserve 3 aulas de 15 minutos por semana, e discuta os temas das suas leituras e estudos com os nossos professores online. Dessa forma, além de reforçar o aprendizado das suas leituras, você assimila o vocabulário e pouco a pouco passa a usá-lo de forma natural, preparando-se para situações futuras em que o inglês fluente será o seu trunfo!

 

Faça uma aula de teste grátis com a English Ninjas, a partir do seu computador, celular ou tablet. Registre-se aqui e comece agora mesmo. Vamos lá?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *